06 outubro 2014


Dicas para boas fotos com câmera compacta


Yay, olhem só quem voltou do limbo! Isso mesmo, a blogueira mais irresponsável de todos os tempos. Juro que sumi por uma boa causa, estava sem um resquício de inspiração e não vejo motivos pra sair fazendo qualquer porcaria de post, mas agora tô com tudo e trouxe um post recheado de dicas e fotos com a minha compacta, pra vocês que, assim como eu, não tem aquele equipamento e compartilham do mesmo amor e vontade: fotografar.

Por muito tempo, achei que só tirava fotos boas quem tinha uma boa câmera, hoje me sinto extremamente ofendida quando dizem pra mim "sua câmera faz ótimas fotos". Sim, uma câmera legal e todos os seus complementos ajudam bastante na hora de fotografar, mas digo por experiência própria: até com seu celular você pode fazer ótimas fotos, basta saber usar.


Use a luz natural. Acho que vocês já estão cansados de ler/ouvir isso, mas fotografia é luz e nada melhor do que aproveitar da nossa fonte de vitamina D, o sol. Procure fotografar entre 8 da manhã e 4 da tarde. Lembre-se: dentro de casa, sempre de frente pra janela.


Use o zoom para desfocar o fundo. Zoom+Macro (representado, geralmente, por uma florzinha nos controles da câmera) são os melhores pra criar aquele fundo desfocado que todo mundo ama. Apenas dê uma distância do fundo e do assunto a ser fotografado.


Cuidado com o fundo! Já que elas não têm tanta capacidade de desfoque, temos que tomar o dobro de cuidado. Não dê atenção somente ao objeto principal, às vezes, um fundo liso e/ou neutro fica bem melhor. Paredes e lençóis brancos são uma boa opção.


Fotografe paisagens e use a natureza em seu favor.


Edição é (quase) tudo. Mesmo que a foto tenha ficado bonita, não tenha medo de mexer. Ajustar brilho, contraste, exposição e afins melhora quase sempre 100%. Ah, não exagerem na saturação e nem em filtros que deixem a foto com aquele tom amarelado.

Além dessas dicas, tem outras duas muito mais preciosas: 1 - estude sempre, fotografia vai muito além de clicar. Para isso, tente começar dessa apostilinha aqui; 2 - jamais desanime! Continue tentando e publique suas fotos, vai que elas são tão lindas quanto as da Nat Gibin? Aliás, essa menina é um exemplo a ser seguido. Clique aqui para visitar o blog dela e se apaixonar ❤

Beijos e até o próximo post ❤

20 comentários:

  1. Ótimas dicas! A luz natural sempre deixa as fotos melhores, até mesmo com câmeras profissionais. Ah, eu também me ofendo quando as pessoas dão o crédito da foto para a câmera, é claro que câmera profissional ajuda e deixa a qualidade bem melhor, mas a criatividade e sensibilidade vem da pessoa que fotografa. Achei muito legal a de usar o zoom para desfocar o fundo, nunca tinha tentado antes. E a edição sempre ajuda mesmo ♥

    Beijos! ♡
    mikicandy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro. Afinal, a câmera não tira a foto sozinha ;^;

      Excluir
  2. Eu estava precisando mesmo de algumas dicas suas, vejo as fotos que você posta no instagram uma mais linda que a outra! Aqui em casa tem uma câmera igual a sua que eu não utilizava mais porque sou um filho da mãe, não sabia que ela fazia fotos tão boa!

    Abraços, Crazy Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada! As suas também não ficam atrás, são realmente muito lindas! ❤

      Excluir
  3. Adorei suas dicas, já me ajudou a recuperar minhas ideias sobre fotografia. Não estava lembrando sobre como desfocar o fundo facilmente, obrigado <333

    www.excepcionalmente.com

    ResponderExcluir
  4. São realmente ótimas dicas. >3< A luz natural é a melhor amiga do fotógrafo, verdade seja dita. Fica uma coisa muuuito linda. Quanto a usar o zoom para dar foco, eu não gosto muito. É o melhor método, mas às vezes acaba por tirar um pouco da qualidade da foto. Ao menos comigo é assim. Infelizmente tiro todas as fotos com meu celular, mas ele oferece a função de escolher onde ficará o foco, então eu me contento com isso. Essas fotos da postagem são suas? Fiquei totalmente apaixonada pela primeira e pela segunda foto. Ah, e também pela foto do mar e do barco msdalçd, São lindas. <333

    kissu,
    undisclos-ed.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, isso do zoom varia de câmera pra câmera. O segredo é não exagerar, desfoca o fundo muito mais e a foto não perde a qualidade.
      Sim, sim, todas as fotos que eu publico são minhas ^-^ Obrigada ❤❤❤

      Excluir
  5. Eu sou péssimo em tirar fotos, sabe? E esses dias tem até pensado em tirar algumas, ver como eu ia me sair. Eu vejo tantas pessoas viciadas nisso hoje em dia, que eu decidi ver como é a sensação... e já fucei muito seu blog antes, e vi suas fotos no Insta, e você realmente manja muito nisso u-u Obrigado pelas dicas.

    Ah, eu mudei de blog, do Holocene City fui pro Coastal Brake (o link tá no meu perfil), você pode mudar ali nos afiliados? >.< Já te coloquei lá!

    Beijos Bella :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostar, o negócio é ir tentando. Faz 5 anos que pratico, cada vez com mais amor ><

      Já mudei, Pedro :3

      Excluir
  6. Adoro fotografia ♥ Essas dicas são, realmente, maravilhosas. A luz natural ajuda tanto! E fica mais bonito também. Não sou muito fã de dar zoom pra desfocar o fundo, porque a qualidade fica meio ruim... Mas isso deve depender muito da câmera, haha. Cara, essas fotos são tuas? Se forem, tu leva muito jeito, sério. São maravilhosas ♥

    Beijos ♥
    {wakin-g.blogspot.com}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou bem fã de fotos com luz natural, transmite uma sensação maior de realidade, sei lá -q
      Olha, com as compactas eu não sei muito porque eu fui descobrir esse recurso um pouquinho antes de comprar minha superzoom (que, muito pelo contrário, fica bem melhor quando o zoom tá no máximo), mas eu testei e descobri que que com pouquinho zoom desfoca mais e não perde a qualidade.
      Sim, todas as fotos são minhas. Obrigada ❤❤❤

      Excluir
  7. Olá Bels! Tudo bem?
    Melhor ficar um tempo sem postar e voltar com tudo do que postar qualquer porcaria.

    Eu amo fotografar! Uma boa câmera ajuda, mas o mais importante é quem está por trás dela. Adoro usar a luz natural e zoom para desfocar o fundo, geralmente a qualidade não cai com isso.
    Para editar, você usa programas do pc ou é pela edição da câmera mesmo?

    Fotos lindas, Bels! Parabéns!
    Um beijo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No pc eu edito tudo pelo photoshop cs5, no celular eu uso o VSCO, minha câmera não tem muito efeito bom, não. O que eu mais uso nela é o fisheye :~

      Obrigada ❤❤❤

      Excluir
  8. Eu gostei muito das dicas, concordo com todas elas. Qual é a sua câmera e seus editores preferidos?

    sugar-purry.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha câmera é a Olympus SP 810/815, eu ADORO o photoshop CS5, o VSCO e o Afterlight, só uso eles ♥

      Excluir
  9. Adorei as dicas eu precisava, eu queria muito uma câmera mais compacta, mas minhas não compra de jeito nenhum pois diz que não há necessidade, eu tenho uma câmera desse tipo da foto do post mas quase não uso.

    Abraços // ★ h-oneypie.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se você tem uma câmera dessa, não tem necessidade de outra mesmo, use mais pra você ver ^-^

      Excluir
  10. Olá amor, amei sua dica, minha câmera quebrou :ss agora eu só estou tirando fotos com o celular e o tablet mas saem lindas como se fossem na câmera mesmo.

    Amei seu blog logo de cara haha, gostaria de saber se poderia afiliar meu blog ao seu :)

    http://amnesiadeverao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troquei de celular tem mais ou menos um mês, confesso que tô amando fotografar com ele! hehe Como eu disse, é só saber usar o que a gente tem ♥

      Excluir
  11. Ah eu tava quase desistindo de fotografar justamente por minha camera ser compacta (e meu celular horrível haha) mas vendo suas fotos e seu post até me animei de novo. Vou baixar a apostila, estudar e fotografar *--*

    ResponderExcluir

// aqui tem liberdade de expressão. fale!
// deixe o link do seu bloguinho
// se eu não retribuir no seu blog, assine as respostas que eu sempre retribuo aqui ❤
// spams: not today, satan!
// obrigada por passar aqui ❤

 
Blonde Chaos 2014 - 2016 © || Design e conteúdo por Amanda
[ voltar para o topo ]