23 novembro 2015


Um papo sobre domínios


Coloquei o domínio aqui no blog já tem alguns - muitos - meses e desde então tô enrolando vocês prometendo um post com dicas e informações sobre tal, já que eu passei um pequeno sufoco e não gostaria que vocês passassem pelo mesmo. Eis que o dia chegou e estou aqui para falar um pouco mais sobre o tão sonhadinho .com.

A primeira coisa que você tem que saber é: você precisa de um domínio? É um investimento, você vai ter que desembolsar $ sempre que o domínio vencer - pois é, ele não é pra sempre. Se a resposta for sim, saiba de mais algumas coisas:

  1. Quanto custa e qual é a validade?
    Os valores variam de acordo com a sua escolha, seja de empresa ou de domínio. O meu .com são 28 dinheiros anuais, mas um .com.br é um pouquinho mais caro. A validade varia de acordo com o seu plano, tem de 1 à 10 anos!
  2. Domínio e hospedagem são a mesma coisa?
    Não! Basicamente, domínio é só o endereço, enquanto hospedagem é onde seu conteúdo fica "upado". No caso do blogger, é grátis, já no Wordpress, caso você adquira a versão paga, terá que fazer um plano de hospedagem, que é o caso de que tem blogs maiores. E, sim, hospedagem e domínio podem ser adquiridos separadamente.
  3. Quero comprar, comofas?
    Primeiro, cheque se o domínio desejado está disponível. As empresas geralmente disponibilizam, mas dê uma olhada aqui no Who.is.
    Segue uma lista de alguns lugares confiáveis:
    Hostgator - que é o meu caso;
    Uol Host
    Pre-lude
    Registro.br
    Nuvem Hospedagem - suporte online com gente disposta e simpática, super recomendo!
  4. Comprei, como instala?
    Essa é a parte mais chatinha. Você vai lá onde edita o endereço do seu blog e digita o endereço adquirido. Vai dar um erro e gerar duas sequências, aquilo ali é o seu DNS, que serve para direcionar o endereço nominal (www.seublog.com) para o endereço real. Essas sequências podem ser configuradas de duas maneiras: pelo seu painel no site da empresa que contratou ou a empresa mesmo o faz - você manda um email pra eles informando o DNS e pedindo o direcionamento. Foi aí que eu passei um aperto danado! Fiquei 3 dias achando que era eu quem fazia isso e por acaso descobri que era a empresa. Procurem se informar antes, porque eu passei horas quebrando a cabeça!
  5. Domínio instalado, e agora?
    Agora espere até 72 horas para o domínio se propagar na rede - ser acessado de qualquer lugar. Se você não conseguir acessar do seu computador, limpe os cookies do navegador. Isso aconteceu comigo e eu me descabelei até lembrar deles! /risus
E é isso, minha gente! Quem é lindo comenta aí se esse post ajudou em alguma coisa, qualquer outra dúvida fiquem à vontade pra falar comigo - aqui ou no feices, respondo sempre.

Beijos e até o próximo post ♥
Onde me encontrar:
Fanpage | Instagram | Twitter | Youtube

11 comentários:

  1. Hahaha gostei do quem é lindo comenta! Tô aqui ó \o \o \o kkk
    Menina valeu por compartilhar isso, amei a dica, estou doida para comprar meu domínio , e essas informações foram muito úteis. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que os meus leitores são lindos, hahaha ♥

      De nada, que bom que ajudou ^-^

      Excluir
  2. Olá, tudo bom?

    Eu tenho muita vontade de fazer isso com o blog, já estou com ele a um longo tempo, mas as vezes eu ficava bem confusa, mas acho que deu uma esclarecida aqui na minha cabeça e vou procurar saber muito mais e explicar para a minha mãe como é, por que né!
    s-sessaoproibida.blogspot.com.br I luniiblack.tumblr.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AUHUAH Aqui foi o contrário, meu pai que me explicou :') Vai dar tudo certo ♥

      Excluir
  3. Nossa fiquei tão feliz quando comprei o meu domínio, ano que vem tenho que renovar. O meu não demorou 72 horas para ser instalado, não, acho que demorou no máximo uma hora mas acho que é que porque compramos em sites diferentes.

    Adorei o post, muito útil para quem pretende comprar domínio em breve.
    http://www.hey-fashion.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu já vence em janeiro D: Pra mim foi rapidinho também, mas dois dias depois ainda tinha gente que não conseguia acessar ^^

      Excluir
  4. Oi, Amanda ;D
    Eu estava vendo post bem legais sobre o assunto hoje, achei um site que é bem legal pra comprar o dominio, e gostei bastante das suas dicas! Obrigadinha.
    Beijos, Borboletas de papel

    ResponderExcluir
  5. eu vou comprar um dominio para o meu blog mês que vem entao adorei o post. So que vou comprar .com.pt, pois pelo o que pesquisei ter na url a dizer de qual pais tu es, ajuda muitoo motor de buscar, entao seu blog aparece mais facilmente no google.

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderExcluir
  6. Vlw pelas dicas... há algum tempo estou pensando se devo ou não comprar um domínio.
    Ainda não me decidi, mas já tenho uma ideia de como faz caso eu queira mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o domínio .com no meu blog de resources e acho muito interessante. Além de passar um ar mais profissional, também é mais fácil de buscar e tal. Quero muito colocar no meu blog pessoal, mas não acho lá muito necessário por enquanto. O meu eu comprei pelo Uol porque queria pagar por boleto, num lugar seguro.
    A instalação do meu foi tranquila, usei um tuto só e pronto e em poucas horinhas já estava lá, bonitinho.

    Bem explicativo o post.

    Carinhosamente, Jheni. [e m p i r e k.] & [ 1 5 o u t o n o s]

    ResponderExcluir

// aqui tem liberdade de expressão. fale!
// deixe o link do seu bloguinho
// se eu não retribuir no seu blog, assine as respostas que eu sempre retribuo aqui ❤
// spams: not today, satan!
// obrigada por passar aqui ❤

 
Blonde Chaos 2014 - 2016 © || Design e conteúdo por Amanda
[ voltar para o topo ]